Terapias integradas

Terapias integradas

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Shiatsu - o que é e porque fazer?


Shiatsu

A palavra Shiatsu significa “pressão com os dedos”. O Shiatsu  é um método oriental de cura em que pontos específicos sobre a superfície do corpo são pressionados, não apenas com os dedos mas também com cotovelos, joelhos e mãos para trazer de volta o equilíbrio da energia do organismo.

A antiga e tradicional medicina chinesa considera sadio um corpo onde a energia vital (KI) está equilibrada e fluindo livremente através de quatorze canais invisíveis chamados de meridianos. Doze canais estão conectados diretamente com órgãos internos do corpo, enquanto dois têm a ver com importantes funções circulatórias. Quando a energia vital fica desequilibrada, muito forte ou muito fraca, ou estagnada nos canais, o corpo passa ater problemas; a vitalidade cai e o desconforto e a doença podem aparecer.

Todos nós estamos enquadrados na categoria de pessoas "meio saudáveis", já que nem sempre nossas energias estão totalmente equilibradas, daí a utilização do shiatsu como técnica preventiva que vem ajudar o organismo a buscar este equilíbrio através do fluxo da ki dentro dos meridianos.

O shiatsu tem como objetivo tratar a causa do problema e não apenas o problema em si. Como muitas vezes as causas são complexas e uma avaliação da situação física e psicológica do paciente demanda muita experiência e familiarização com o paciente, o ideal é que a técnica do shiatsu seja aplicada ao corpo todo.

Como foi explicado, toda doença é causada pelo excesso ou deficiência da ki.

Mas como saber se o organismo está com excesso ou deficiência da ki, já que não é nada visível?
Bom, com o passar do tempo o profissional aprende a sentir o excesso ou deficiência da ki no organismo do paciente através do contato com as diferentes partes do corpo. Portanto, o que conta muito nesta hora é a experiência da pessoa que está aplicando a técnica.

A técnica do shiatsu não utiliza óleo como na massagem comum que conhecemos, além disto dispensa qualquer equipamento especial.
É importante que a pessoa que aplica a técnica do shiatsu esteja vestido confortavelmente com roupas largas e leves assim como o paciente.

Atendimento HOME CARE
Atendemos na sua residência!

Entre em contato conosco!


Aline de Souza Melo - Massoterapeuta
tel: (11) 9 8756 07 85

Nenhum comentário:

Postar um comentário