Terapias integradas

Terapias integradas

Técnicas de Massagem

Relaxamento e alivio físico 

Trabalhamos com várias técnicas naturais, de origem oriental e ocidental, objetivando o restabelecimento do funcionamento orgânico do corpo, o alívio de dores e a harmonização energética em vários níveis (tratamento multidimensional):

Shiatsu
Zen Shiatsu
Reflexologia
Bambuterapia
Drenagem Linfática
Massagem Relaxante, Terapêutica 

Veja abaixo a descrição de cada uma das delas:


SHIATSU 
                                
 A palavra Shiatsu significa “pressão com os dedos”. O Shiatsu  é um método oriental de cura em que pontos específicos sobre a superfície do corpo são pressionados, não apenas com os dedos mas também com cotovelos, joelhos e mãos para trazer de volta o equilíbrio da energia do organismo.


A antiga e tradicional medicina chinesa considera sadio um corpo onde a energia vital (KI) está equilibrada e fluindo livremente através de quatorze canais invisíveis chamados de meridianos. Doze canais estão conectados diretamente com órgãos internos do corpo, enquanto dois têm a ver com importantes funções circulatórias. Quando a energia vital fica desequilibrada, muito forte ou muito fraca, ou estagnada nos canais, o corpo passa ater problemas; a vitalidade cai e o desconforto e a doença podem aparecer.

Todos nós estamos enquadrados na categoria de pessoas "meio saudáveis", já que nem sempre nossas energias estão totalmente equilibradas, daí a utilização do shiatsu como técnica preventiva que vem ajudar o organismo a buscar este equilíbrio através do fluxo da ki dentro dos meridianos.

O shiatsu tem como objetivo tratar a causa do problema e não apenas o problema em si, pois restabelece o funcionamento natural e orgânico do corpo.

A técnica do shiatsu não utiliza óleo como na massagem comum, além disto dispensa qualquer equipamento especial.

É importante que a pessoa que aplica a técnica do shiatsu esteja vestido confortavelmente com roupas largas e leves assim como o paciente.
  
Zen Shiatsu

                          
 Praticada no solo, o Zen Shiatsu usa dos mesmos princípios terapêuticos do Shiatsu (restabelecer o fluxo energético dos meridianos e o funcionamento do corpo) porém, com pressões mais espalhadas na palma da mão, o que reduz sensações de dores e desconfortos que afastavam o amantes do bem estar e do relaxamento durante a massagem.

 O Shiatsu trabalha com as duas mãos simultaneamente e o Zen Shiatsu trabalha com uma mão de apoio (também chamada de "mão mãe") em contacto directo com o cliente (tonificando), enquanto a outra mão age sobre os meridianos e pontos dissolvendo bloqueios e estagnações de energia. A "mão mãe" traz sensação de segurança e relaxamento ao cliente. O Zen Shiatsu é restaurador e traz uma grande sensação de "presença" corporal.

    


REFLEXOLOGIA




A reflexologia baseia-se no principio de que existem áreas, ou pontos reflexos nos pés e nas mãos que correspondem a cada órgão, glândula e estrutura no corpo Ao trabalhar nesses reflexos, reduzimos a tensão em todo o corpo. A energia está sempre fluindo através de canais ou zonas no corpo, que terminam formando os pontos reflexos nos pés e mãos.

Com um conjunto de manobras que se assemelham a massagem nos pés levantamos áreas de desconforto que são energia em desequilíbrio. Através da Teoria dos Princípios chinesa, aplicamos pressão nestas áreas com o objetivo de ativar o fluxo de energia KI (energia vital que circula em nosso corpo) através do corpo, provocando mudanças fisiológicas na medida em que o próprio potencial de cura do organismo é estimulado. Dessa maneira, os pés podem desempenhar um papel importante para conquistar e manter uma saúde melhor.

A reflexologia é indicada para tratamentos preventivos, e age promovendo melhoria da circulação, normalização das funções glandulares e orgânicas, relaxamento do sistema nervoso e da pessoa de forma geral.


Bambuterapia - Massagem

 A bambuterapia é uma técnica de massagem originária da França, criada pelo fisioterapeuta Gill Amsallem. Tem sido utilizada como alternativa estética moderna associada à saúde e ao bem-estar.


As varas de bambu agem como se fossem o prolongamento dos dedos e, portanto, possibilitam alcançar todas as regiões do corpo. Adaptam-se aos contornos corporais, promovendo uma modelagem eficaz e um relaxamento profundo, pois aliviam tensões musculares.

Por meio de rolos e varetas, promove a modelagem corporal e facial, revitaliza o rosto, relaxa a musculatura, ativa a circulação e ainda promove a drenagem linfática, a tonificação e a modelagem do tecido, já que o bambu estimula os pontos e zonas reflexas de pés, mãos e rosto.

A bambuterapia tem sido considerada uma conduta terapêutica eficaz nos tratamentos de celulite, flacidez, gordura localizada e relaxamento, pois apresenta propriedades modeladoras, drenantes, relaxantes, tonificantes e energéticas.

Resumo dos Benefícios:
-  desintoxicação do organismo através da drenagem linfática;
-  modelagem corporal e facial, revitalizando e tonificando os tecidos e a musculatura do corpo e da face, visando à saúde, ao bem-estar e à autoestima dos clientes;
- o relaxamento, conhecendo as condições físicas do cliente e harmonizando o indivíduo como um todo;
- colabora nos tratamentos de flacidez e gordura localizada;
- melhora a oxigenação, nutrição, promove aquecimento, vasodilatação, limpeza cutânea, renovação celular, desintoxicação, drenagem venosa, circulação arterial,renovação celular, estimula a diurese, sudorese, tonificação muscular e melhoria da permeabilidade dos ativos(óleos essenciais ou essências de cristais).


Drenagem Linfática Manual 


A Drenagem Linfática Manual é uma técnica específica de massagem que atua sobre o Sistema Linfático estimulando-o a trabalhar de forma rápida. Tem como principal finalidade “esvaziar” líquidos acumulados, resíduos e toxinas metabólicas por meio de manobras nas vias linfáticas e nos linfonodos.
Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunitário, é relaxante e tranquilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação anti-inflamatória do organismo.

A drenagem destes líquidos contribui  é indicado para:
- Diminuir a retenção de líquidos (os edemas  ou inchaços);
- Melhorar sintomas da TPM;
- Tratamento de sinusites;
- Tratamento de Acnes e revitalização facial;
- Cuidados Pré e Pós Cirúrgicos, principalmente de plásticas e lipoaspiração;
- Diminuição de sintomas e alívio das dores causadas por vazinhos (telangiectasias), microvarizes e varizes (com liberação médica por escrito);
- Diminuição de celulites no estágio inicial;
- Queima de Gordura localizada (se associada as massagens com melhora da alimentação e exercícios físicos);
- Cansaço nas pernas;
- Relaxamento.




DRENAGEM HOLÍSTICA


A drenagem Holística intenciona e poe foco no tratamento das águas do corpo, que representam o campo emocional. Ao drenar os líquidos residuais, aqueles que "não nos servem mais", informamos ao corpo da saída do corpo de toda as questões que já somos capazes de deixar levar, no fluxo natural e intencionando a leveza da mudança.

MASSAGEM MODELADORA



Os movimentos da massagem modeladora podem auxiliar na remodelagem do contorno do corpo, da tonificação muscular e na redução de medidas.

As indicações e beneficios são:
- CELULITE - Auxilia no combate à celulite, resultado de um distúrbios no metabolismo de líquidos e lipídeos do corpo;

- FLACIDEZ - Atua na falta de tônus muscular ou perda da elasticidade da pele. Diversos motivos podem causar a flacidez podemos citar como exemplo: a falta de atividade física e o aumento ou diminuição considerável do peso;

- GORDURA LOCALIZADA - A massagem modeladora auxilia no combate à gordura localizada que por fatores genéticos ou hábitos alimentares faz com que o tecido gorduroso seja acumulado em determinados locais de nosso corpo.

QUAL MASSAGEM ESCOLHER????

Drenagem Linfática x Massagem Modeladora
Muitas dúvidas chegam para mim em relação a drenagem linfática e a massagem modeladora.

Afinal, qual é a melhor?
Para sabermos isso, precisamos saber primeiro qual o seu objetivo!
A drenagem linfática (DL) é responsável por melhorar o sistema linfático da mulher, melhorando o aspecto da pele, celulites e principalmente na retenção de líquidos.
A massagem modeladora (MM), como o próprio nome diz, tem como única função modelar seu corpo.
Voltamos ao objetivo pessoal. Se o seu objetivo é perder peso e ficar com um corpo melhor, prefira a DL.
Agora, se seu objetivo é ficar linda para uma certa festa ou no Natal, carnaval, enfim, aposte na MM.

As duas massagens perdem peso?
Não! Nenhuma massagem faz você perder peso!
No caso da DL, se a mulher retém muito líquido, o que normalmente acontece, principalmente em épocas como a TPM, você irá desinchar, podendo fazer alguma diferença na balança. A DL também ajuda a melhorar o metabolismo, assim se você tem o metabolismo baixo, dificuldade para emagrecer, hipotireoidismo, ela irá fazê-lo trabalhar um pouquinho mais, AJUDANDO a emagrecer.
A massagem modeladora irá apenas modelar sua cintura, diminuir culotes, flancos, mas fará a diferença apenas na medida, não na balança. Ela é uma massagem ótima no período em que as sessões estão sendo realizadas, assim que você parar e voltar a ter uma vida sedentária, suas células de gordura tendem a voltar ao estado inicial!

Alguma massagem ou o aparelho causam dor?
Talvez.
A Drenagem linfática NUNCA! Ela é uma massagem leve, superficial, pois trabalha apenas com o sistema linfático. É uma massagem relaxante, com princípios terapêuticos!
A massagem modeladora, por ser mais firme e rápida, pode causar um desconforto nas primeiras sessões. Mas saiba, não é normal massagem alguma deixar algum hematoma! Esses roxos, tirando pessoas que tem sensibilidade aumentada, não são normais!!
O Manthus tem uma corrente polarizada que pode causar algum incomodo também, mas sua intensidade aumenta de acordo com a sensibilidade de cada pessoa, sendo assim, ele só causará dor se você não comunicar à fisioterapeuta que está com dor.


CALATONIA - TÉCNICA VIBRACIONAL

O que é a Calatonia?

A Calatonia é uma técnica de relaxamento profundo (não é massagem!) que leva à regulação do tônus, promovendo o reequilíbrio físico e psíquico do paciente. Baseia sua atuação na “sensibilidade táctil”, através da aplicação de estímulos suaves, em áreas do corpo onde se verifica especial concentração de receptores nervosos.



Origem do Método:

A técnica foi criada por Pethó Sándor, um médico húngaro que radicou-se no Brasil desde 1949 (até seu falecimento em 1992) aqui desenvolvendo trabalhos clínicos, de pesquisa (pela PUC-SP) que foram iniciados quando ainda vivia na Europa na época do pós-guerra.

Descrição do Procedimento Básico:

O procedimento básico da Calatonia consiste em uma série de 9 toques que o terapeuta realiza na área dos pés: em cada um dos artelhos, em dois pontos da sola dos pés, calcanhares; tornozelos além de mais um toque no início da barriga das pernas. Pode ser acrescido do décimo toque, conhecido como Calatonia da cabeça, aplicado na nuca (região occipital). Estes toques são feitos em silêncio, de forma simples e suave, durante 2 a 3 minutos em cada um dos pontos citados. (Para uma descrição detalhada da técnica com fotos, use o cursor aqui).


A quem se destina a Calatonia

Em princípio, qualquer pessoa poderá se beneficiar da Calatonia para obtenção de um relaxamento profundo. Porém tal trabalho deverá ser sempre acompanhado por um profissional habilitado, capaz de avaliar e elaborar com o paciente, suas reações à técnica, bem como as possíveis contra-indicações à aplicação do método. Em São Paulo, Brasil já dispomos de relatos de profissionais de diferentes áreas sobre a utilização da Calatonia como recurso auxiliar na Psicologia, Medicina, Educação, Reabilitação Física, Fonoaudiologia, etc. Embora a utilização da Calatonia não vise resultados específicos (uma vez que a reorganização psicofisica é global, e cada organismo reage à sua própria maneira individual e única) esta técnica atua sobre uma variada gama de queixas diante das quais tem-se observado resultados bastante positivos. Por exemplo: tensão muscular, estresse, enxaquecas, asma, obesidade, alergias, distúrbios glandulares, dores, distúrbios de ordem psicossomática, etc.

Agende e conheça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário